Clientes

Faturação

Tarifários

A ARM disponibiliza tarifas especiais (Tarifa Familiar e Tarifa Social) dos serviços de distribuição de água, de saneamento e de resíduos, aos clientes com necessidades específicas.

A tarifa familiar visa garantir a igualdade tarifária das famílias numerosas, especialmente pelo facto de serem múltiplas pessoas a beneficiarem dos serviços fornecimento de água, saneamento de águas residuais e de recolha de resíduos no mesmo local.

A quem se destina?

A tarifa familiar é aplicada a titulares de contrato de fornecimento de água, que tenham consumo exclusivamente doméstico em habitação própria permanente e num único ponto de consumo, cujo agregado familiar seja de, no mínimo, 5 elementos e com o máximo de 9 elementos.

Como solicitar?

Os titulares de contrato de fornecimento de água devem efetuar anualmente, na data da atribuição do benefício, requerimento através de formulário próprio para adesão ao referido tarifário, acompanhado dos seguintes documentos:

  • Comprovativo de morada fiscal de todos os membros do agregado familiar, emitido pela
  • Autoridade Tributária; ou
  • Declaração de constituição de agregado familiar emitido pela Autoridade Tributária; ou
  • Na impossibilidade das anteriores, declaração da respetiva Junta de Freguesia a comprovar o mesmo agregado.

A tarifa social visa garantir a proteção dos consumidores em situação de vulnerabilidade económica.

A quem se destina?

A tarifa social é aplicada a titulares de contrato de fornecimento de água, que tenham consumo exclusivamente doméstico em habitação própria permanente e num único ponto de consumo, que sejam beneficiários da tarifa social de energia elétrica na Região Autónoma da Madeira.

Como solicitar?

Os titulares de contrato de fornecimento de água devem efetuar anualmente, na data da atribuição do benefício, requerimento através de formulário próprio para adesão ao referido tarifário, acompanhado dos seguintes documentos:

  • Fatura mais recente de energia elétrica da Região Autónoma da Madeira; e
  • Documento de identificação; e
  •       Quando a titularidade do contrato não esteja no nome do mesmo titular, comprovativo de
    morada fiscal emitido pela Autoridade Tributária ou, na impossibilidade deste, declaração da respetiva Junta de Freguesia a comprovar o respetivo agregado.

Tarifários dos Serviços de Águas e Resíduos (resumos)

A ARM tem ao seu dispor diversas formas de pagamento da sua fatura.

  • Débito direto: Para ativar o débito direto, dirija-se a um dos nossos balcões de atendimento.
  • Em qualquer balcão de atendimento da ARM
  • Multibanco: Em qualquer caixa multibanco, escolha a opção “Pagamento de Serviços” e insira as referências que constam na fatura.
  • Em qualquer Estação de Correios CTT
  • Em qualquer Agente Payshop
  • Homebaking

Para solicitar a adesão, preencha o formulário abaixo.

Posteriormente, receberá no seu e-mail o documento “Condições de Adesão à Fatura Eletrónica da ARM”, que deverá ser impresso, assinado (pelo titular do contrato) e depois entregue num dos nossos balcões de atendimento.

Tratando-se de pessoa singular, será necessário entregar também cópia do Cartão do Cidadão. Tratando-se de pessoa coletiva/organização, será necessário entregar cópia da Certidão de Registo Comercial atualizada (ou equivalente) e demais documentação individual relativa à representação legal.

Clientes – Fatura electrónica

Pedido de adesão à fatura eletrónica

Serviço da ARM exclusivo para municípios aderentes.
Insira o seu e-mail
Repita o seu e-mail
RGPD

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Modelo de Fatura

Fatura ARM

A fatura da ARM

O Documento de Pagamento

da ARM pode conter uma ou

mais faturas.

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Valor a Pagar:

 

Valor que é possível pagar

com o atual Documento de

Pagamento. Pode ser igual

ao valor mensal faturado,

se não existirem valores

anteriores em dívida.

 

Este campo deve ser

sempre analisado com o

campo “Conta Corrente” e

com eventual mensagem de

valor em dívida em atraso –

Campo Mensagens.

2 of 18

Saldo atual:

 

O saldo atual da conta
representa o valor total em dívida,

incluindo a presente fatura.

 

Caso tenha entretanto
regularizado algum valor, e se o

saldo poderá não estar atualizado.

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Conta corrente:

Conjunto de movimentos

associados à conta do cliente.

4 of 18

Saldo Anterior:

 

Saldo da conta anterior à

emissão do presente

Documento de Pagamento

/ Fatura (s)

5 of 18

Comunicação de Leituras

 

Período ideal para comunicar
à ARM a leitura do contador,
para efeitos da próxima fatura
(evitando faturação por
estimativa).

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Referência Multibanco

“Para pagar este saldo”

 

Possibilidade que o cliente

tem de poder pagar por

Multibanco (ou

homebanking) valor ou

valores em atraso de

pagamento.

 

Este valor dever ser

confrontado com os

campos: “Valor a Pagar”,

“Conta Corrente” e

“Mensagens” – Dívida.

 

Uma fatura em dívida só

aparecerá neste saldo até

ao máximo de 2 vezes.

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Referências para

pagamento por

Multibanco, CTT,

ou Agentes Payshop

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Referência Multibanco

“Para pagar apenas

esta fatura”

 

Referência necessária para

pagar por Multibanco (ou

homebanking) o valor

faturado com o presente

Documento de Pagamento,

ou seja, o período mais

recente faturado.

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Número do Documento

de Pagamento e a sua

Data de Emissão

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Dados do cliente e

do local de consumo

(instalação).

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Resumo dos Serviços Faturados

 

E demais valores discriminados

na (s) Fatura (s) – encontram-se 

no verso do Documento

de Pagamento

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Período de Faturação a

que respeita a fatura (s)

13 of 18

Gráfico com o histórico

dos valores faturados

nos últimos 12 meses,

bem como indicação da

média de consumo dos

últimos 6 meses.

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Mensagens do Documento

de Pagamento

 

Poderá conter mensagem

sobre divida.

15 of 18

Informação de

Contactos

 

Telefones, Correio

Eletrónico e Sítio

da Internet.

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Leitura ótica

 

Para pagamento em

Agente Payshop.

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Leitura ótica

 

Para pagamento

nos CTT

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Verso do Documento

de Pagamento

 

Detalhe da(s) Fatura (s)

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Descrição dos valores

e serviços faturados

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Código QR da Fatura

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