Viatura grande

Viatura pequena

Funcionamento das viaturas
Na traseira da viatura, um elevador composto por braços de basculamento com acionamento hidráulico introduz o contentor dentro da cuba de lavagem, a qual é estanque para não permitir derrames de água durante a lavagem. Refira-se que toda a água suja resultante do processo de lavagens é integralmente armazenada na viatura até que seja feita a respetiva descarga em local apropriado.
No interior da cuba decorre o ciclo de lavagem com recurso a um produto de desinfeção e a jatos de água de alta pressão, com temperatura regulável até 100° C.
A lavagem do interior dos contentores é feita através de cabeças de lavagem com aspersores de alta pressão, que se elevam e que executam movimentos de rotação e translação, enquanto a lavagem externa é feita por intermédio de uma barra móvel dotada também de aspersores de alta pressão.
A viatura inclui ainda um sistema de lavagem por carretel, mangueira e pistola de alta pressão, que permite lavar não só a zona circundante dos contentores de superfície, como também as cubas dos contentores enterrados das Ilhas Ecológicas.